“…Era a moqueca de siri que eles tanto comiam. E tinha uma pimenta que tanto ardia…”

Oriunda das tradições alimentícias dos povos originários, passando pelas contribuições portuguesas e africanas, a moqueca tem diversas versões no que tange ingredientes e modos de preparo. Escutando a música Beco do Siri, sucesso do grupo É o Tchan nos anos 90 do século XX, resolvi procurar uma versão feita com siri…E Achei!!! Segue a receita da renomada chefe Dadá, empreendedora do ramo gastronômico na Bahia.

Ingredientes

300 gramas de siri mole

300 gramas de camarão

4 camarões grandes para enfeitar

4 biribiris cortados em rodela

1 maço grande de coentro

1 pimentão vermelho

2 cebolas grandes

1 tomate grande

2 pimentas-doces cortadas em rodelas

1 limão

Leite de coco a gosto

Azeite de dendê a gosto

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

Modo de Preparo

Limpe os siris e camarões com limão, tempere com um pouco de sal e reserve. Como os frutos do mar não podem ficar muito tempo fora da geladeira, só faça este processo quando for fazer a moqueca.

Coloque o azeite de oliva numa panela (aberta e grande, podendo ser de barro ou de ferro) e deixe esquentar. Coloque uma cebola e um tomate cortados em cubos e refogue. Em seguida, coloque o siri mole e refogue por 5 minutos.

Acrescente o camarão, inclusive os grandes, por 5 minutos (ou até ficar rosado). Retire os camarões grandes, acrescente leite de coco e, em seguida, coentro, pimenta-doce e os biribiris.